capapng

 

O post de hoje tá recheado de informações para você que sonha morar fora do Brasil, mais especificamente no Canadá. Convidei uma leitora do blog para contar um pouco da experiência dela e sanar a maioria das dúvidas que quase todo mundo tem, em relação ao país, moradia, custo de vida e etc.

A Tacy tem 25 anos e se mudou para Toronto há um ano, mas volta pro Brasil no próximo ano. Ela sempre sonhou em fazer intercâmbio, mas como para a maioria de nós, nunca foi uma opção viável por conta da condição financeira. Mas ela não desistiu e abraçou a oportunidade assim que ela bateu na porta: se inscreveu para uma bolsa de estudos do Ciência sem fronteira! Passou pelo processo seletivo, estudou inglês por um tempo e agora está começando o segundo período numa faculdade Canadense. Não é demais?

a4

 

Se quer ir ao Canadá saiba que o processo para retirada de visto estudante não é difícil, mas sim burocrática. Há três maneiras para dar entrada no visto, e no caso da Tacy ela resolveu fazer através de despachante.  Ela explicou que no site do consulado do Canadá no Brasil você tem acesso aos formulários que são necessários para preencher e enviar junto com os outros documentos. No caso dela, o visto era de estudante, então ela precisou preencher dois formulários, enviar documentação comprovando a bolsa de estudos, já que ela não precisaria comprovar renda, e enviar via sedex com alguns documentos para o VAC de Brasília (há em SP e RJ também!) para que eles providenciassem o visto dela. Tudo isso, claro, vai dinheiro. Depois que o processo é aberto, eles conferem as informações  e te enviam um outro documento com uma numeração para que você faça alguns exames, e aí sim, será decidido se seu visto é liberado ou não. Os exames não podem ser feitos com qualquer médico, apenas os cadastrados. Vale lembrar que esse processo é para o visto de estudante, e pode ser que para o visto de turista seja bem mais simples. 1a

Como qualquer pessoa que mora fora do Brasil, a Tacy diz que sente muita saudade da comida, (principalmente frutos do mar, família e amigos. Além disso, ela que é baiana, morre de saudade do banho de mar no Porto de Salvador e, claro, do acarajé. Mesmo com tanta saudade de casa, ela só tem elogios para o Canadá. Toronto, por exemplo, é considerada uma das cidades mais tolerantes do mundo, seja para gay, para negro ou para mulher, e por isso ela gosta tanto do lugar. A segurança é um dos fatores que dá mais vontade de continuar lá, sem mencionar a educação e saúde pública! Por outro lado, a comida não é nem de longe como a do nosso país, os canandenses não costumam almoçar, apenas comer um lanche e pronto e também há o inverno super rigoroso, que pra quem não gosta de frio, é bem ruim.

3

2

5

Se a sua intenção é ir ao Canadá, já se decidiu entre o verão e o inverno? A Tacy contou um pouquinho sobre esses dois períodos extremamente diferentes e deu algumas dicas de turismo.

VERÃO: “o verão é maravilhoso, a cidade fica colorida e alegre. Acontece muitos festivais nesses período. Eu indicaria o festival Grego que acontece anualmente ou o CNE (Canadian National Exhibition). Se a sua opção for aproveitar a praia de água doce eu indicaria Woodbine Beach e Sugar Beach. Outras opções são: Scarborough Bluffs, um lugar lindo da região de “grande Toronto”, o CN Tower, uma torre famosa que tem uma vista paronâmica da cidade, o Harbourfront Centre, uma região à beira do lago ou conhecer Toronto Island. Chinatown é um bom lugar para comprar lembrancinhas, mas na Dundas Square, que é uma espécie de Times Square de Ny, há várias lojas para fazer comprinhas. Os parques High Park e T0ronto Botanical também são lugares lindos!”

INVERNO: “No inverno a água do lago congela e o Harbourfront vira uma pista de patinação no gelo muito boa, super indico! Da pra patinar também na praça da prefeitura (City Hall) e aprecisar a beleza da arquitetura ao redor. É muito bom aproveitar as paisagens com a neve e tirar fotos fazendo boneco, anjinho ou uma guerra de neve hahahaha. Outra coisa legal para fazer no inverno é ir até a estação de ski ou snowboard. Há várias próximo a Toronto e a mais famosa delas é a Blue Mountain. Como qualquer cidade grande também há museus, galerias de arte, aquário e zoológico.”

6

7

SALÁRIO NO CANADÁ: “Se não me engano não existe um salário mínimo, mas sim um valor mínimo por hora e isso varia de província para província. Toronto faz parte da província de Ontário e a hora custa $10.25, mas dificilmente um trabalhador vai receber isso. Uma faxineira por exemplo, recebe 13 dólares por hora, por exemplo. “

CUSTO DE VIDA: “Contabilizando casa, água, luz, comida, celular e transporte fica na faixa de $2.500,00 dólares. Claro que não é um valor exato, isso é bem relativo. Além do mais, esse custo é calculado para quem precisa pagar aluguel, mas se você vier para cá como estudante ou aluguar um homestay (casa de família) esse custo cai muito.”

QUANTO LEVAR NUMA VIAGEM DE 2 SEMANAS: “Depende muito do lugar que a pessoa vai ficar: hotel, hostel ou pagar um quarto em alguma casa. Eu acredito que $2.000,00  seja suficiente para suprir esses gastos e ainda os passeios. Sobre as compras, depende também da quantidade e das lojas/marcas, mas com $1000,00 dólares já é possível repaginar o guarda roupa e comprar bastante coisa.

8

final

“Eu escolhi o Canadá porque meu coração sempre bateu diferente quando eu pensava nesse país. Sempre lí em revistas e vi em reportagens que a educação e a saúde daqui eram consideradas a melhor do mundo, porque muitas descobertas científicas saíram daqui do Canadá, e, por último mas não menos importante, porque a minha mãe e minha irmã são tão apaixonadas por esse país quanto eu.”

Para acompanhar um pouco mais da Tacy, é só seguir nas redes sociais: facebook e instagram.

Eaí, pessoal, gostaram do post de hoje? Canadá estava (ou entrou agora) na sua lista de países para visitar um dia? Você já foi ao Canadá? Tem alguma dúvida sobre o país ou sugestão de um outro lugar para o próximo post? Me conta nos comentários, vou adorar saber a sua opinião. Toronto acabou de entrar na minha listinha de viagens! E a sua?  (piscada)

48 Comentários

Você também poderá gostar de:

:bye: 
:good: 
:negative: 
:scratch: 
:wacko: 
:yahoo: 
B-) 
:heart: 
:rose: 
:-) 
:whistle: 
:yes: 
:cry: 
:mail: 
:-( 
:unsure: 
;-) 
 

  1. out 29, 2014

    Que gracinha ver o Canadá tão bem representado aqui! Que pena que a Taça mora longe de mim 🙁

    [Responder]

    Gravatar

    Larissa Bés Respondeu:

    @Nicole, Oi Nicole! hahah obrigada! Beijo <3

    [Responder]

    Gravatar

    Nicole Respondeu:

    @Nicole, Ops! Era pra ser Tacy e não taca. Aff corretor (rsrs)

    [Responder]

  2. Brenda Melo
    out 29, 2014

    Amei o post ! Arrasou mais uma vez Lari !

    [Responder]

    Gravatar

    Larissa Bés Respondeu:

    @Brenda Melo, Oi Brenda! obrigada amore, feliz que gostou, beijo grande.

    [Responder]

  3. Jamille
    out 29, 2014

    Ameeeei o post!! (mega feliz)

    As fotos na neve então é apaixonante, adorei o texto e as dicas que o contém.
    Porém se me permite dá uma dica, o tamanho da fonte do texto ficou um pequena, na minha opinião. Não me joguem pedras!!! (sorrisão verde)
    Eu não tenho conseguido postar comentários pelo celular tb, talvez o problema seja do meu celular. rs
    Adorei o post contanto um pouca da história das leitoras, e me lembrou minha amiga (que como já falei com vc Lari), está estudando em Arkansas pelo ciência sem fronteiras tb. [sdds me define].

    Beeeeijão e parabéns! (lingua)

    [Responder]

    Gravatar

    Larissa Bés Respondeu:

    @Jamille, Oi Jamille! Ahh que bom amore, muito obrigada!! Foto na neve é lindo mesmo, o que não é lindo é o apuro que a gente passa hahahaha Sobre a fonte, magina, até parece que vou brigar com você por isso hahahahaaahahaha.. você achou que ficou pequena nas montagens ou no que eu escrevi diretamente no post? E você acha o mesmo de outros posts do blog? Porque essa fonte é usada desde abril, nunca mudei, mas se te incomodar em todos os posts eu vejo o que pode ser feito, ta? Sobre os comentários, deve ser seu cel sim, porque fiz um teste e enviei pelo meu e ta ok. Depois me fala se continuou! Beijo grande e obrigada!!!

    [Responder]

  4. Andressa
    out 29, 2014

    Canadá, fotos de neve.
    E eu aqui no calor de 40º de Palotina
    Ooooh vidaaa!! hehehehe

    [Responder]

    Gravatar

    Larissa Bés Respondeu:

    @Andressa, Oi Andressa! haahahha e eu aqui no calor 40 graus tbm. Não pense que vc ta na pior sozinha hahaah beijo

    [Responder]

  5. out 29, 2014

    Sempre quis fazer meu intercambio no Canada, mas as condições financeiras não permitem no momento. Mas não desisti do meu sonho.

    [Responder]

    Gravatar

    Larissa Bés Respondeu:

    @Susany Oliveira, Oi Susany! Não desista mesmooo! quando você menos esperar a oportunidade vai bater na sua porta, beijo!

    [Responder]

  6. Lana Silva
    out 29, 2014

    Adorei conhecer um pouco mais do canada, eu não nunca imaginei que o canada fosse tão lindo deu até vontade conhecer.
    Bem que aqui no Brasil poderíamos ganhar por horas trabalhadas, eu estaria feliz e bem de vida kkkk Adorei o post Beijos

    [Responder]

    Gravatar

    Larissa Bés Respondeu:

    @Lana Silva, Oi Lana! E não eé? Até eu fiquei com vontade de conhecer ,logo eu que ja disse que não pisava lá pelo frio ahahahaah. Beijo!

    [Responder]

  7. Victoria Ferreira
    out 29, 2014

    Euuu adorei o post, raramente leio posts assim inteirinhos mas achei que ficou tão leve e ela gostou tanto de morar por lá que com certeza o país entrou na minha listinha de destinos…. adorei Lari, beijãoo

    http://www.amantederimel.com.br

    [Responder]

    Gravatar

    Larissa Bés Respondeu:

    @Victoria Ferreira, Oi Vic! Ufa, que bom! Eu sabia que o post ficaria enorme, mas não deu pra tirar mais do que isso, afinal, pra quem quer ir pra lá o que vale é o máximo de informação ne? que bom que você gostou, beijo grande!

    [Responder]

  8. Ana Carolina
    out 29, 2014

    Esse post tá muito minha cara ! Depois de Nova Iorque , Canadá é o segundo lugar que eu mais sonho em conhecer! Gostei muito das dicas e essas fotos ficaram lindas! Canadá realmente é um lugar encantador! Que chegue logo o meu dia de poder ir pra lá! Muito bom o post Lari,me ajudou bastante em alguma coisas

    ( hahaha já pode me tirar da lista negra , vim pra casa correndo comentar )

    Beiijo (sorrisão verde)

    [Responder]

    Gravatar

    Larissa Bés Respondeu:

    @Ana Carolina, Oi Ana! hahahaha super ne! So faltava ny no título hahaha.. e prontinho, ja tirei da lista, muito boa garota hahahaha beijo!

    [Responder]

  9. Marcela Kobayashi
    out 29, 2014

    Lari!! Adorei o post, como sempre hehe. Na verdade eu nunca tive vontade de conhecer o Canadá, não sei, sou meio chata pra essas coisas, mas talvez lendo surgiu até uma vontade de ir ahuahua.
    Se você conhecer alguém que possa falar sobre a Irlanda, aiaiaiaiii adoraria!
    Beijinhossss

    [Responder]

    Gravatar

    Larissa Bés Respondeu:

    @Marcela Kobayashi, Oi Má! que bom amore, muito obrigada!!! Eu tambem nunca tinha dito uma vontde absurda assim, ainda mais pelo frio, mas agora me encantei .. hahaha eu aprendo junto com voces! E sim, conheço alguem que possa falar de irlanda hahah vou providenciar, beijo!

    [Responder]

  10. out 29, 2014

    Lari, nem preciso dizer que eu amei seu post né? AMO o Canadá, eu fiz intercâmbio em Vancouver no mês de janeiro. E achei o país mais incrível ever! Sobre o visto, realmente é muita burocracia, principalmente para quem vai estudar lá, que aliás é um ótimo país para estudar! Beijinhos Lari, amei seu post!

    [Responder]

    Gravatar

    Larissa Bés Respondeu:

    @Franciny, Oi Fran! Pois é, super sua cara esse post, justamente por vc ter ido pra la haha eu acompanhei no seu blog, só foto linda! Beijo

    [Responder]

  11. out 29, 2014

    Adorei o post <3
    Também tenho o sonho de poder conhecer outro país e, quem sabe passar uma temporada por lá também hahahaha… Mas por hora me contento vendo as experiências de outras gúrias, assim fica até mais fácil na hora de escolher para onde ir e quais os procedimentos realizar antes da viagem.
    Beijos :*

    [Responder]

    Gravatar

    Larissa Bés Respondeu:

    @Silvia Coelho, Oi Silvia! Exatamente, a intenção do blog é essa, postar a vivência de outras gurias para quem vai entrar agora saber bem o que escolher. Beijo!

    [Responder]

  12. out 29, 2014

    Lari, foi um prazer ter participado desse quadro em seu blog. Qualquer coisa, estou às ordens. e o Canadá é maravilhoso e tem muito mais coisa além de Toronto. Tem uma região montanhosa (na província de Alberta) que é incrível (paisagens de tirar o fôlego). Lugares próximos aqui de Toronto que, tb, são incríveis. Cidades como Vancouver, Montreal, Ottawa e Quebec City que, tb, são bem conhecidas por aqui. Aqui é um lugar excelente de se viver. Beijos

    [Responder]

    Gravatar

    Larissa Bés Respondeu:

    @Tacyanne, Oi Tacy! Eu que agradeço a sua participação e o email rico em detalhes. Obrigada mesmo! Beijo.

    [Responder]

  13. Tayanne
    out 29, 2014

    Amei o post. Que bela iniciativa Larissa. Fico muito feliz em ver minha irmã brilhando. Te amo.

    [Responder]

    Gravatar

    Larissa Bés Respondeu:

    @Tayanne, Oi Tay! hahaha obrigada você por comentar no blog, sua irmã foi uma fofa em participar, beijo!

    [Responder]

  14. out 29, 2014

    Canadá parece ser muito legal. Um dos lugares que mais quero conhecer é Toronto! Uma das minhas bandas favoritas são canadenses é canadense. 1.000 dolares da pra repaginar o guarda roupa??? Poxa vida!! Então tá beleza! hahahah

    [Responder]

    Gravatar

    Larissa Bés Respondeu:

    @Ana Arantes, OI Ana! Pois é, até eu fiquei surpresa, mas pior que da mesmo, essas forever 21 da vida e algumas lojas da mesma média de preço dá pra comprar muitaaaa coisa! Beijo

    [Responder]

  15. crislane pereira
    out 29, 2014

    Adoreeei o post mas sou suspeita, admiro mt quem tem coragem de sair do seu país, deixar a família e amigos pra viver um sonho! Se Deus quiser em breve serei eu. Hahahaha Canadá parece ser legal, mas meu coração sempre bateu forte por NY *—-* <3

    [Responder]

    Gravatar

    Larissa Bés Respondeu:

    @crislane pereira, Oi Cris! hahahaha eu acho super legal também, me faz perceber que não fui a unica doida com vontade de viver por ai hahaha e olha, canadá me deixou curiosa e cheia de vontade pra conhecer sim, mas ainda amo tanto ny que se tivesse que escolher hoje entre os dois, eu iria pra ny hahaha beijo!

    [Responder]

  16. Rejane Carvalho
    out 29, 2014

    Oi Lariiiiiiii… Lindaa
    Amei, ameeeei o post!
    Achei muito legal o fato dela ter conseguido pelo ciencias sem fronteiras (Parabéns Tacy! (sorrisão verde) )
    Mas também achei meio burocrático a emissao do passaporte…
    Ameiii essas fotos do período de inverno. Até porque imagina eu aquiii no calorsãooo do meu Ceará olhando essas fotos???? Da um desejo louco hahahaha
    As paisagens sao muito lindas e juro que me imaginei no alto da CN Tower, com certeza deve ter uma vista muuuito linda!
    bjoooo
    Ps.: Aguardando o Chris Responde e… Me tire da lista negra hahahha to aqui fiel como sempre (sorrisão verde) bjooooo

    [Responder]

    Gravatar

    Larissa Bés Respondeu:

    @Rejane Carvalho, Oi Reee! ebaaa, muito obrigada amore!!! Eu conheço algumas pessoas que tbm foram pelo ciencia sem fronteiras, acho essa oportunidade ótima!! E você não ta na lista negra não, é tão fiel que seria injustiça te por lá kkkkkkkkkkkkkkk beijo! <3

    [Responder]

  17. out 30, 2014

    Ameii esse post. Me matou várias curiosidades! Arrasou!

    http://www.fashionworldbykaren.com
    Instagram: http://www.instagram.com/fashionworldbykaren
    Facebook: http://www.facebook.com/fandbworld

    [Responder]

    Gravatar

    Larissa Bés Respondeu:

    @Karen Bartolomeu, Oi Karen! Ebaaa!! Obrigada, bom saber que você gostou, beijo!

    [Responder]

  18. Louise Belard
    out 31, 2014

    Canadá é simplesmente lindo e essas fotos bate uma vontade de correr pra lá e conhecer um pouco! A Tacy é uma fofa.
    Beijossssssss

    [Responder]

    Gravatar

    Larissa Bés Respondeu:

    @Louise Belard, OI Lo! Que saudade de ter você por aqui! Já quero ir logo tmabém hahaha ter blog de viagem não ta facil nao! Beijo!

    [Responder]

    Gravatar

    Louise Belard Respondeu:

    @Larissa Bés, A senhorita anda sumida né !!!!
    Viagem é tudo de bom. Beijos (sorrisão verde)

    [Responder]

  19. Edileusa
    out 31, 2014

    Arrasou nas informações, hein, filha?!?!?!?! Já estou conhecendo o Canadá, mais precisamente, TORONTO, pelas suas reportagens, que aliás, cada uma melhor que outra. Belas paisagens. Vais sentir muitas faltas, mesmo. Parabéns, Larissa pela reportagem!

    [Responder]

    Gravatar

    Larissa Bés Respondeu:

    @Edileusa, Oi Edileusa! hahahaha você viu? Ela me mandou um email completíssimo, foi até dificil reduzir pra entrar no post! Que bom que gostou, beijo!

    [Responder]

  20. Rafael
    fev 03, 2015

    Parabéns pelo Blog, em breve estarei mudando para o Canadá e seu blog deu boas visões daí.

    [Responder]

    Gravatar

    Larissa Bés Respondeu:

    Oi Rafael! Seja bem vindo e boa sorte na sua mudança para o Canadá. Fico feliz que o LNE te ajudou! Beijo

    [Responder]

  21. Gisele Sabrini
    mar 10, 2015

    Tenho muitas duvidas ainda em relação ao Canadá, meu projeto é ir para lá em pelo menos dois anos. Queria saber se os valores que ela passou são dólares canadenses e quanto ela gastou mais ou menos com a burocracia aqui no Brasil? Incluindo passagem, vistos e tudo mais.
    Queria saber também se ela sabe de alguma outra forma de ingressar e conseguir o visto de residente/estudante sem ser pelo programa ciencias sem fronteiras?
    Gostaria de saber se o governo canadense deu algum apoio para ela enquanto estava no país?
    Lindo seu blog! (mega feliz)

    [Responder]

    Gravatar

    Larissa Bés Respondeu:

    @Gisele Sabrini, Oi Gisele! Os valores que ela passou é correspondente a moeda do Canada sim 😀 Sobre os gastos com a burocracia no brasil voce pode entrar em contato com ela pelo facebook pra tirar essa duvida, ta? Obrigada pelo comentário, mas esse tipo de dúvida so ela pode responder mesmo hehehe

    [Responder]

  22. mar 13, 2015

    Ameeeeei o post Lari! Obrigada por ter me mandado o link. Sou apaixonada pelo Canadá e eu e o Nata sonhamos em morar um dia lá pra ter uma boa qualidade de vida. Só que quero pesquisar e saber de tudo sobre o país antes de qualquer coisa huahauhua

    Beeeijos!

    [Responder]

    Gravatar

    Larissa Bés Respondeu:

    Oi Tata! faz muito bem, pesquise sim, bastanteee, espero que vcs consigam realizer isso, beijao!

    [Responder]

  23. Jean Santiago
    ago 04, 2015

    Poxa vida olhei para suas fotos e me ví lá com minha esposa…Parabéns belo blog, ja virei fã… Um beijo! Jan Fortaleza-Ce

    [Responder]

    Gravatar

    Larissa Bés Respondeu:

    @Jean Santiago, Oi Jean! É assim que todo mundo começa, não desista!

    [Responder]