capae

Antes de eu sonhar em vir para o Estados Unidos eu já gostava de inglês, mas eu nunca levei a sério nos tempos que eu podia tentar aprender algo na escola. Depois, quando fui pra faculdade e entrei numa multinacional, me vi obrigada a aprender alguma coisa, já que hoje em dia é fundamental ter fluência em outra língua. Infelizmente as escolas e apostilas de inglês ainda são um pouco caras e nem todo mundo tem dinheiro para bancar cursinhos. Foi aí que resolvi começar a aprender sozinha.

Hoje em dia, eu aprendo mais na convivência com americanos do que estudando sozinha. Confesso que quando eu estava no Brasil achava que sabia bastante, mas quando cheguei aqui percebi que eu não sabia nada. Só o básico do básico e até uma criança de dois anos falava melhor que eu. As dicas que eu trago hoje são essenciais para quem tá começando agora. Eu tinha feito um vídeo no youtube explicando, mas acabei tirando do ar e vou refazer. Enquanto o vídeo não sai, fiquem com as dicas escritas. Espero que ajude vocês!

Em primeiro lugar tenha em mente que ninguém fica fluente da noite para o dia. Dizem até que o português é uma das línguas mais difíceis, pois temos muitas conjugações verbais, e no inglês acaba sendo tudo mais simples. Se cobre sim, mas também tenha consciência de que cada passo dado é uma vitória. Não tente estrapolar as coisas, pular lições e etapas. Procure aprender o máximo de frases possíveis e não apenas palavras isoladas. Outra coisa importante é tentar não usar o português como base, porque algumas frases, na hora da tradução, se feita ao pé da letra ficam extremamente erradas e sem sentido. Por mais chato e enjoativo que seja no começo, continue, porque tudo nessa vida (inclusive uma segunda língua) é preciso ter tempo, esforço e dedicação.

E por favor, jamais torne isso uma coisa difícil de ser feita. Responsabilidade é diferente de obrigação! Saiba administrar seu aprendizado e entenda que você não tem que estudar, você tem que praticar. Quanto mais você tornar isso divertido, menor vai ser o esforço.

1- Faça exercícios em livros!

1

Tente pegar livros na sua escola, empreste algum que a sua amiga não usa mais no cursinho ou se for preciso, imprima testes de inglês da internet. Tenha seu tempo, vá aos poucos se familiarizando com a língua e se esforce para fazer os trabalhos, assim como você faria se estivesse na escola. Você vai praticar, e seu cérebro vai começar a entender que tem uma outra língua chegando ai. A informação fica muito mais fácil de ser guardada quando você faz testes e resolve exercícios. Por mais bobo que seja, faça!

2- Leia sites de assuntos que te interessem:

2

Gosta de maquiagem? Entre em sites americanos sobre maquiagem. Até loja vale! E comece a se esforçar para entender o que eles dizem. Eu por exemplo adoro ler notícias, e sempre entro no The New York Times. Mesmo na época que eu não tinha noção nenhuma, as vezes, brincar com as palavras sem muitas pretenções nos ajudam! Se você gostar de jogos, procure sites que expliquem como funciona cada jogo lançado, e tente entender o que é dito ali! Jamais entre num site científico se você não gosta de ciência. Isso acaba nos desmotivando e dando preguiça. mas quando o assunto é do nosso interesse fica muito mais divertido. Lembre-se: esforço é diferente de obrigação!

3- Saiba usar o tradutor:

3

Não fique refém do google tradutor (nem do dicionário), nunca! Todo mundo sabe que o google tradutor tem erros e as vezes a tradução de uma frase fica errada, então não fique acostumada a usar ele. É um veneno e deixa a gente preguiçosa. Só use em último caso, para descobrir como falar aquela palavra esquisita ou para saber o significado de algo que leu por aí!

4- Assista filmes e séries com legenda e áudio em inglês

4

Essa é umas das dicas mais antigas e mais funcionais, pelo menos pra mim. Se você não sabe por onde começar, eu indico o seriado Friends. É uma linguagem super simples e eu acho bem fácil de entender. Lembre-se de deixar o áudio e a legenda em inglês sempre. No começo, eu achava um absurdo e pensava que não ia entender nada. Realmente parece difícil, mas com o tempo você pega o jeito, até porque, além da cena e das entonações das vozes dos personagens você acaba sacando uma coisa ou outra. Ajuda MUITO porque você vai praticar a audição e a leitura/escrita, e posso dizer que metade do meu inglês por aqui melhorou quando passei a assistir televisão com legenda em inglês!

5- Jogos e app em inglês são muito válidos!

5

Se você gosta de jogar, nada melhor do que usar contas ou aplicativos em inglês. Existem também milhares de aplicativos que ensinam e fazem testes e exercícios em qualquer outra língua. Tá de bobeira no intervalo da escola? Acabou a luz de casa e você não tem nada pra fazer? Arrume sempre um tempinho para jogar ou testar seus conhecimentos é sempre muito, muito válido. O que não pode é esquecer da existência do aplicativo, assim você nunca vai sair do nível básico.

6- Troque a configuração dos seus aparelhos e redes sociais!

6

Sabe o seu facebook? Tá esperando o que para trocar a linguagem dele para inglês? E o seu celular? Não custa nada mudar as configurações para ir se familiarizando com a lingua, né? Se der algum problema, tente traduzir, e se mesmo assim você se sentir desconfortável em aceitar ou negar algo que não entendeu, mude para português, resolva o problema e volte para inglês. São pequenos passos que fazem a diferença e nos forçam a pelo menos tentar entender o que está acontecendo. Não consigo me lembrar da última vez que tive meu facebook em português, e tem sido ótimo assim!

7- Abuse das músicas internacionais

7

Posso dizer que muuuiiitaaaa coisa básica eu aprendi ouvindo música, sabia? Nem que fosse só o refrão, mas eu sabia cantar alguma coisa! Separe uma lista de músicas internacionais que você goste de ouvir e busque a letra original dela. Vale acompanhar no youtube ou então imprimir e cantar em frente ao espelho. Assim você vai praticar a audição e a fala, e posso dizer que ajuda MUITO. Comece pelas mais lentinhas e aos poucos vá trocando so rítmos, não precisa se afobar. Mas cante, cante muito!

8- Entre em bate papo gringo!

8

Por muito tempo eu tive um preconceito enorme com Omegle e alguns outros sites gringos, porque querendo ou não, tem gente maluca e safada em todo lugar. Jamais converse por webcam em sites assim, porque a chance de você se deparar com bobagens e coisas ruins é enorme! Por isso, sempre busque conversar por texto, e com palavras chaves boas, como no exemplo eu coloquei assuntos que me interessam: viagem, escola, intercâmbio, ny, estados unidos, enfim.. Você tem milhares de opções para colocar lá e filtrar melhor as pessoas com quem conversa. Outra dica MUITO BOA que eu vi no canal da Julia Jolie é instalar a extensão para google Chrome chamada LINGUA.LY. Se você não sabe do que eu estou falando, assista esse vídeo aqui. A dica é realmente ótima e você vai conseguir aprender muito mais rápido, exatamente por não ter que ficar indo buscar tradução para as palavras que não conhece, pois o Lingua.ly te ajuda! No vídeo dá pra entender bem, confira!

9- Inscreva-se em canais que ensinem inglês!

9

Existem milhares de canais ótimos no youtube, mas eu não poderia deixar de indicar os três acima. Eu comecei conhecendo a Julia Jolie, depois parei num vídeo da Cintia e sem querer entrei no canal da Carina que escreve para o blog English Brazil. São realmente ÓTIMOS canais, e ensinam de uma forma muito mais prática e divertida. Garanto que vão gostar e aprender muito! É só clicar no canal que deseja conhecer: English Brazil, Julia Jolie ou Cintia Disse.

10- Anote sempre! 

10

Pode parecer bobagem te dizer para anotar tudo, mas sabe aquela ideia tão legal, mas tão legal que você tem e pensa: “Não vou nem anotar porque é tão genial que nem vou esquecer?” Então, já aconteceu comigo várias vezes. E eu aposto que durante seu aprendizado você vai esquecer uma palavra ou outra. Então, não custa anotar, só por via das dúvidas, aquela que você não usa tanto, mas que ainda sim é essencial saber. Anote sempre, tudo que puder, e de vez em quando volta lá, dá uma lida nos significado, nas coisas que você escreveu, e com o tempo você vai perceber seus erros nas primeiras frases anotadas e vai lembrar muito mais fácil dos significados daquilo que você marcou no caderninho. O cérebro memoriza muito mais fácil quando você anota, até porque nós somos muito visuais também!

Mas agora eu quero saber de você: vai colocar alguma dica em prática? Já faz alguma delas? Me conte nos comentários como está seu aprendizado em inglês, se você tem alguma dúvida ou sugestão de post aqui pro blog! Quero saber tudo em detalhes, assim uma ajuda a outra, tá?  (lingua)

**todas as fotos foram retiradas do we heart it**

87 Comentários

Você também poderá gostar de:


:bye: 
:good: 
:negative: 
:scratch: 
:wacko: 
:yahoo: 
B-) 
:heart: 
:rose: 
:-) 
:whistle: 
:yes: 
:cry: 
:mail: 
:-( 
:unsure: 
;-) 
 

  1. Larissa Bés
    nov 22, 2014

    @Patricia Santos, Oi Patrícia! Que bom que te motivou amore, e continue assim! Eu adorava dublado porque eu conseguia fazer outras coisas (a unha por exemplo!) enquanto ouvia a tv, o filme e etc, mas isso só leva a gente pra trás.. hoje ja consigo ouvir a tv em inglês e continuar fazendo a unha hahaha com o tempo vc vai se acostumar, só nao vale dar passo pra trás. beijo!

    [Responder]

  2. Bárbara
    jan 20, 2015

    Olá, Larissa! Preciso muito de um conselho seu, pois estou passando por uma fase horrível no inglês e quero saber se já aconteceu com você também. Comecei a estudar inglês sério mesmo há poucos dias, entrei em um cursinho gratuito que os professores só falam em inglês, ensinam em inglês, nada, absolutamente nada é em português, sendo que apenas nós, alunos deste curso, falamos em português. Porém, nunca fui fã do inglês, sempre tive dificuldade na escola, tanto na gramática quanto na pronúncia, mas percebi que o inglês é indispensável hoje em dia, então despertou em mim o desejo de aprender tanto para conseguir um emprego melhor quanto para poder viajar aos EUA. Decidi fazer este curso porque não tenho disciplina para estudar sozinha, sempre acabo perdendo o foco, começo vendo vídeos ensinando depois já estou no facebook. Neste curso estou me sentindo um lixo, porque todo mundo tem alguma noção, menos eu. Escuto eles conversarem em inglês e penso “Será que um dia você conseguir falar e entender o inglês”.

    Quero saber de você se no início é assim mesmo? Estou pensando em desistir porque me acho muito burra, não consigo memorizar as palavras, pra formar frases simples demoro muito pra lembrar das palavras, fora minha pronúncia que é horrível.

    Bjs,

    Bárbara.

    [Responder]

    Gravatar

    Larissa Bés Respondeu:

    Olá Barbara! Não se sinta assim amore, TODO MUNDO passa por isso em qualquer lingua, nao só no ingles. Eu nunca fiz aula, aprendi tudo na pratica quando fui ao eua mas o basico que eu sabia era estudando pela internet, mas pode ter certeza absoluta que eu me questionava se um dia eu ia entender uma conversa em ingles, se eu seria capaz de assistir um filme sem legenda e etc. Ainda hoje acontece esse tipo de coisa porque eu nao sou fluente entao as vezes me perco mas eu tenho em mente que se outras pessoas conseguiram aprender, eu tambem sou capaz, sem contar que o ingles em si é uma lingua facil, milhoes de vezes mais facil que o portugues, acredite! O lance é nao desistir e tentar encontrar uma maneira que vc aprenda brincando! Nao esquece de SEMPRE anotar as palavras novas, porque com o tempo seu cerebro vai identificar q vc ja sabe aquela palavra x e so precisa lembrar como escrever ou falar, ai vc consulta e pronto, vai memorizando aos poucos. Mas nao desiste, ta? Beijo!

    [Responder]

  3. fev 12, 2015

    Excelente! Parabéns pelo blog! Permita-me divulgar um curso de inglês com método inovador e muito mais rápido: http://blogdoebook.blogspot.com.br/2015/01/curso-de-ingles-com-metodo-rapido.html

    [Responder]

    Gravatar

    Larissa Bés Respondeu:

    Oi Newton! Obrigada pelo comentário e por visitar meu blog! Beijo

    [Responder]

  4. fev 14, 2015

    Amei suas dicas! Parabéns, há 1 ano desisti dos cursinhos, sempre fiz e não posso negar que isso me ajudou muito na gramática… Mas não sei, nunca consegui fluência com eles, era algo que fazia referência a escola e lições de casa chatas, portanto, se tornava um saco aprender inglês! Mas amo a língua, então decidi ficar fluente só, isso tem me feito pesquisar sites e blogs, por isso cheguei aqui rs… Muitas dicas que vc deu, eu já estava seguindo, adorei as que eu não sabia! Comecei essa semana na facul, a praticar uma que eu “inventei” (digo que inventei, porque nunca vi a dica antes)… Eu estudo Psicologia, logo, leio e escrevo muitooooo, muitoooo mesmo, e faço muitas anotações em salas de aula, de umas semanas pra cá, comecei a escrever tudo o que eu sabia em inglês! Achei essa tática muito inteligente, porque trabalha a escrita, reforça a gramática e enriquece seu vocabulário, pois as palavras que vc não conhece procura aprender a falar, escrever e além de tudo montar frases, o que é mais importante do que a tradução ao pé da letra, pq como vc disse no post algumas traduções “word by word” não tem sentido algum… rs! Espero ter ajudado, amei seu blog e parabéns! Bjs 🙂

    [Responder]

    Gravatar

    Larissa Bés Respondeu:

    @Helen Rocha, Oi Helen! Fico feliz que tenha chego até aqui e gostado do conteúdo! Com certeza, a sua técnica ajuda muito! Depois que voltei da tailândia eu passei a escrever num tipo de diário todinho em inglês, e isso tem me ajudado muito também. Vale a dica, beijão

    [Responder]

  5. Gabriela
    mar 23, 2015

    Oii lari, tudo bem? Adoreeeeeeeeeeeeei demais seu blog, parabéns!
    Eu tenho 20 anos, e quando tinha por volta dos 13 fazia curso de inglês particular, porém a unica coisa que aprendi foi numeros, alfabeto e cores. Pois é, fiquei nessa por volta de 1 ano e meio e desisti do curso, pois achava muito chato.
    Sou apaixonada por musica internacional, e adoro inglês.
    mas acho que tenho um pouco de dificildade para aprender a lingua.
    Hoje não tenho muito tempo e $$ para bancar esses cursinho, então queria tentar aprender tudo sozinha mesmo, porém a partir do ZERO.
    Você tem algum dica pra me dar, como posso começar do zero nesse aprendizado?

    Muito obrigada.
    Beijosss

    [Responder]

    Gravatar

    Larissa Bés Respondeu:

    Oi Gabriela! Tudo bem e voce? hahaha obrigada amore, fico feliz que tenha gostado do meu espacinho =D Todas as dicas que eu dei nesse post foram pra começar do zero. É só não desistir, continuar praticando e assistindo coisas em inglês, eu achava que era balela e não ajudava nada, pq pela lógica eu não entendia ne? mas aos poucos seu cérebro vai se adaptando. Beijo

    [Responder]

  6. abr 08, 2015

    Caramba Larissa esse artigo me ajudou um tantooo pois o inglês é algo chatinho mas que vicia em querer aprender muito obrigada e Deus te abençoe!

    [Responder]

    Gravatar

    Larissa Bés Respondeu:

    Oi Andressa! É chatinho mas vale a pena, com inglês vc consegue se virar até na china hahahaha salvou minha vida na ásia viu? força nessa peruca, beijo

    [Responder]

  7. Simone
    maio 08, 2015

    Larissa,
    Gostei muito das dicas para melhorar o inglês.
    Preciso muito aprimorar meu inglês, pq acabei ficando muito preguiçosa e guardando somente o básico.
    Agora é fundamental que eu consiga ir para o inglês avançado em função do trabalho.
    Beijos

    [Responder]

    Gravatar

    Larissa Bés Respondeu:

    Oi Simone! Comigo foi assim também, sabia? Eu deixava pra depois, até que chegou um dia que eu percebi que era fundamental e precisava aprender logo hahaha espero que as dicas te ajudem, beijao!

    [Responder]

  8. Laís
    jun 10, 2015

    Oi Larissa, fiquei aliviada em saber que nao sou a única em condições de pagar um curso Inglês, meu inglês é nivel básico e o que eu sei aprendi sozinha. Recentemente consegui uma bolsa para um intercambio cultural na China e todas as aulas serão ministradas em Inglês, estou com um pouco de medo entretando suas dicas foram valiosas e me acalmaram um pouco. Faltam cerca de 20 dias e estou muito ansiosa. Obrigada pelas dicas.

    [Responder]

    Gravatar

    Larissa Bés Respondeu:

    Oi Laís! Espero que você esteja se divertindo na China! Ultimamente tem sido difícil até pra comprar pão no brasil, que dirá pagar curso de inglês =(

    [Responder]

  9. jun 15, 2015

    Olá eu gostei muito do seus posts, com dicas muito valiosas, que por sinal aumenta a alto estima para quem deseja aprender um pouco mais, recentemente eu estou acompanhando seus posts, e isso tem me motivado a aprender mais a cada dia, eu adquiri recente este conteúdo http://bit.ly/1L1wjro que me ajudou muito no inglês, trata se de um EBOOK eu recomendo para quem está iniciando, ou para quem quer aprimorar mais o conhecimento realmente desde já agradeço pela sua dedicação ao blog e ao seus fãssss (mega feliz)

    [Responder]

    Gravatar

    Larissa Bés Respondeu:

    Oi Cleberson! Obrigada pela dica, vou dar uma olhada. Beijo!

    [Responder]

  10. Carina Fragozo
    jul 17, 2015

    Oi Larissa, tudo bem? Acabo de me encontrar sem querer aqui no seu post! Que legal! Muito obrigada pela indicação, e fico feliz que esteja gostando do canal e do blog!
    Beijos,
    Carina

    [Responder]

    Gravatar

    Larissa Bés Respondeu:

    @Carina Fragozo, Oi Carina! Tudo bem e voce? Seja bem vinda ao LNE 😀 Beijao

    [Responder]

  11. Larissa Bés
    ago 25, 2015

    @crislane pereira, Oi Crislane. Fico feliz qu o blog tenha te ajudado de alguma forma! EU usei o duolingo quando ainda estava no começo, era realmente muito bom. Se vier para NY, me dá um alô. Beijão 😀

    [Responder]

  12. Larissa Bés
    ago 25, 2015

    @Ingrid Seixas, Oi Ingrid! Obaaa, se te ajudou a ter mais incentivo, então é o que importa! Beijao

    [Responder]

  13. ago 27, 2015

    Oi :3 Larrissa !
    Descobri o seu blog agora,eu escuto muita música em inglês,viajei até para a Europa em 2014,o meu problema é que eu sou preguiçosa para estudar,estou com o objetivo de voltar a escola de inglês em 2016 para levar mesmo a sério !
    Amei o seu blog você está de parabéns !

    [Responder]

    Gravatar

    Larissa Bés Respondeu:

    Oi Ana!Eu também sou bem preguiçosa, mas depois de perder muito tempo eu percebi que isso não leva a gente a lugar nenhum ahaha então deixa a preguiça de lado e arranja um jeitinho de estudar, sem que seja um sofrimento, sabe? Beijo

    [Responder]

  14. set 05, 2015

    Olá, muito legal essas dicas pois foi através da Aprendizagem Acelerada onde consegui ser fluente em inglês em 6 meses, mas depois disso continuei treinando usando muitas dessas dicas aqui falada! Foi então que meu inglês melhorou muito…!!!! Abraço a todos.

    [Responder]

    Gravatar

    Larissa Bés Respondeu:

    Oi Jofle! Fico feliz que seu inglês tenha melhorado, sinal de que as dicas ajudam mesmo ne? Beijo e continue estudando 😀

    [Responder]

  15. caroline fernandes
    set 29, 2015

    amei suas dicas! eu queria saber se eu estudar todo dia 1 hora de ingles eu consigo falar fluente em 1 ano?

    [Responder]

    Gravatar

    Larissa Bés Respondeu:

    Oi Caroline! Depende apenas de você, do seu ritmo e do seu desempenho! Beijao

    [Responder]

  16. João
    dez 02, 2015

    1° Cade o povo masculino Ak
    2° Otimas dicas
    3° Quando eu aprendo a palavra ta tudo bem , mais 5 minutos depois eu nao faco ideia do que significa, por isso que nao sei um pingo de vocabulario

    [Responder]

  17. jan 19, 2016

    Post muito atual, este blog sempre tem muita informação bacana.

    [Responder]

  18. rafaela
    mar 05, 2016

    achei muito bom essa matéria, desde pequena, sempre gostei de aprender inglês e eu aprendo rápido, eu uso e abuso das músicas internacionais e até mesmo sozinha em casa eu me esforço para falae em ingles o que não sei, eu até baixei um aplicativo e está me ajudando.

    [Responder]

    Gravatar

    Larissa Bés Respondeu:

    Oi Rafaela! Muito bom, fico orgulhosa de ler seu comentário! Isso é mega importante para a sua evolução, e se você consegue se esforçar sozinha, então você vai longe! Muito longe! Beijo grande!

    [Responder]

  19. mar 08, 2016

    que legal seu artigo, as dicas foram de grande ajuda, obrigada 🙂

    [Responder]

    Gravatar

    Larissa Bés Respondeu:

    Oi Janaina! Muito obrigada, fico feliz que tenha te ajudado <3

    [Responder]

  20. abr 20, 2016

    Adorei suas dicas, com certeza ajudará muito.

    [Responder]

    Gravatar

    Larissa Bés Respondeu:

    Muito bom saber Michele, fico feliz 🙂

    [Responder]

  21. joelice
    maio 16, 2016

    Boa tarde!!!
    Além do interesse, responsabilidade é preciso ter disciplina e compromisso consigo mesma. É o que tem feito e tem dado certo. Amei esse blog, nossa e como vou aperfeiçoar meus estudos sozinha. Bom, o que posso ajudar faço meditação biblica em inglês, coloquei quase todos os objetos da minha casa papéis coloridos os nomes em inglês kkkkkkk, hum escuto músicas em inglês todos os dias, escrevo e reescrevo palavras, frases, alfabeto e etc. É isso!!! Bjs
    Wonderful

    [Responder]

    Gravatar

    Larissa Bés Respondeu:

    Oi Joelice! Você está no caminho certo, não tenha duvida alguma!! A ideia de por nomes nos objetos também foi otima! É assim que se aprende, e assista bastante seriados em inglês ou pelo menos com a legenda em ingles 😀 Beijo!

    [Responder]