Sem querer, esse post caiu como uma luva para o dia de hoje. Como vocês sabem, toda segunda feira eu posto dicas para blogs. O assunto de hoje é bastante questionado nos grupos que eu frequento, e recentemente eu passei por uma situação bem chata, a qual quero compartilhar com vocês. Mas primeiro, precisamos entender o que é e para o que serve cada um desses itens mencionados no título desse post.

capa

Domínio: é o nome do seu blog, porém, mais bonitinho hahaha. Se você usa alguma plataforma (ex: blogspot) quando você cria o seu blog, o seu link de acesso vai ficar com o nome da plataforma. Se você opta por comprar um domínio próprio, seu site pode ficar como o meu: final .com . Não é uma regra, mas com certeza fica muito mais bonito. O valor gira em torno de 30 reais anualmente, então é super acessível!

Hospedagem: na blogosfera temos duas palataformas para blog que são mais conhecidas: blogspot e wordpress. Na plataforma do blogspot você não precisa pagar a hospedagem, pois é gratuito o serviço. Já na plataforma wordpress, você tem a parte gratuita e a parte paga. Para utilizar a parte paga que tem muito mais vantagens e fica mais profissional, você precisa hospedar seu site em algum servidor, ou seja, armazenar arquivos e conteúdos em uma prestadora de serviços, a qual você paga mensalmente. Eu utilizo o wordpress pago, e gasto com o blog atualmente quase 25 reais por mês para que ele fique no ar.

Porém nem sempre as empresas as quais contratamos para domínio/hospedagem arcam com seus deveres. Se você estiver passando por essa situação e precisa escolher um servidor, vale dar uma boa pesquisada, principalmente em grupos de blogueiras, o que elas falam sobre cada empresa.

O meu domínio foi comprado na uolhost, e até agora só tem me dado dor de cabeça. O atendimento deles é horrível e eu não consegui entrar em contato nenhuma das últimas vezes que precisei.

Quando mudei para o wordpress, a minha webmaster me indicou a empresa King Host como hospedagem. Outra furada! Nunca, jamais, utilizem a King Host! Paguei um plano de três meses, e no segundo mês meu site ficou fora da ar quatro vezes, sendo duas delas por 48 horas, e as outras duas vezes “apenas” alguns sustinhos de três ou quatro horas. Um terror! O meu blog não é grande, mas imagina o tamanho do meu desespero em receber mensagens de leitores que tentavam acessar e não conseguiam? O suporte até me atendeu na primeira vez, e a resposta era: é um problema técnico e não temos previsão para voltar. Indignação total! A Sehziinha, uma blogueira grande, conversou comigo e passou pelo mesmo problema com a empresa.

O meu desespero ficou ainda maior quando eu precisava renovar o pagamento da hospedagem e não sabia o que fazer: trocar de servidor? Mas e os emails que eu tenho no primeiro servidor, vou perder? Quanto tempo meu site vai ficar fora do ar? E milhares e milhares de dúvidas. Foi aí que eu recebi uma mensagem no face, da Thais Hipólito, uma funcionária da Nuvem Hospedagem.  A Nuvem é uma empresa nova, e surgiu da antiga OpticalHost. Eu, sinceramente, já ouvi falar mal da opticalhost, mas sobre a nuvem só tive boas indicações. A Bruna Vieira do blog Depois dos quinze trabalha com eles! Mas o que realmente me conquistou foram duas coisas: suporte 24 horas e preço baixo!

A empresa foi super atenciosa comigo, do começo ao fim. Como falei lá em cima, tive problemas com meu domínio, e eu passei todos os meus dados e a Nuvem resolveu tudo pra mim. No começo, como qualquer transferência de serviço, tivemos alguns probleminhas, mas foram todos solucionados muito rapidamente, e até email de madrugada eu fui respondida! Toda a atenção e cuidado que eles tem com o cliente me ganhou de coração! E os emails, que era meu maior medo, não perdi nenhum! Por enquanto, mudar o servidor foi a melhor coisa que eu fiz!

Portanto, a minha indicação é: pesquisem muito! E se optarem pela Nuvem, eu super indico, tudo o que precisei fui prontamente atendida, e mesmo que o suporte não esteja online no exato momento que você, eles vão te retornar o mais rápido possível. Comigo correu tudo bem!

Vocês tem mais alguma dúvida de hospedagem ou domínio? E qual o servidor de vocês? Tiveram algum problema? Deixem aqui nos comentários para ajudarmos uns aos outros. Beijão!  (piscada)

51 Comentários

Você também poderá gostar de:


:bye: 
:good: 
:negative: 
:scratch: 
:wacko: 
:yahoo: 
B-) 
:heart: 
:rose: 
:-) 
:whistle: 
:yes: 
:cry: 
:mail: 
:-( 
:unsure: 
;-) 
 

  1. Larissa Bés
    nov 21, 2014

    Olá Guilherme! Obrigada pela indicação. beijo!

    [Responder]